terça-feira, 6 de julho de 2010

Os urubus e os sabiás

Assistindo a um programa na televisão, vi assustado que o governo federal resolveu “dar” diploma para quem não o tem, caso faça o ENEM[1] e tenha aprovação.

Quer dizer que, se você não estudou basta fazer uma prova e se tiver sorte de acertar o “X” no canto certo ou tiver noção de responder algumas das perguntas exóticas do certame, receberá o Certificado de Conclusão de Curso, podendo participar de qualquer concurso com o mesmo direito de quem “ralou” em um banco de escola para conseguir título igual.

Comparo tal decisão com a fábula escrita por Monteiro Lobato sobre “os urubus e os sabiás”.

Dizem que no tempo em que os bichos falavam, numa terra distante, os urubus, sem grandes dotes para o canto decidiram que, mesmo contra a natureza, iriam se tornar grandes cantores.

Fundaram escolas e importaram professores, mandaram imprimir diplomas e fizeram competições entre si, balbuciaram uma ou outra nota musical e por aí foram tentando.

Assim organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam por vossa excelência.

As coisas estavam correndo de “vento em popa” com seus cânticos estridentes até que a floresta foi invadida por um bando de pintassilgos tagarelas que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás.

Grande heresia para os distintos urubus e perguntaram pelo comprovante de seus concursos.

E as pobres aves olharam perplexas porque nunca haviam imaginado que tais coisas existiam.

Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas.

E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam estudar, mas cantavam simplesmente.

Existe um monte de projetos para que não haja reprovação mais de alunos.

Tem um que propõe o absurdo de ninguém mais reprovar na alfabetização, ou seja, simplesmente empurram o estudante para a frente e quem quiser, se vire para ensinar o coitado um pouco de alguma coisa.

Não pode reprovar... tem que passar... não podemos ter mais analfabetos.

Pelo que vejo, o Ministério da Educação do Brasil quer simplesmente dar diploma a urubus, sem que os mesmos saibam cantar.

[1] - Exame Nacional do Ensino Médio.

Nenhum comentário: