segunda-feira, 28 de junho de 2010

À MESTRA COM CARINHO

Tive o grande prazer e a satisfação de, em 2002, conhecer uma pessoa muito especial, quando fui contratado pela Faculdade UNIRON, para lecionar naquela instituição de ensino quando ainda funcionava nas instalações do Colégio Granjeiro, na estrada que vai para o cemitério municipal.
Nosso grupo era de apenas não mais que vinte professores.
Era um grupo especial, todos se conhecendo aos poucos e dessa forma, conheci a pessoa de quem estou escrevendo.
Tivemos muitas lutas para poder levar as turmas dos acadêmicos a compreender que ali não era mais o Ensino Médio. Eles estavam cursando uma Faculdade.
Na luta, havia uma troca de conhecimento entre os professores, objetivando um aprimoramento para levar aos acadêmicos o melhor.
Lembro bem de, no segundo horário entrar em uma turma de Administração com ênfase em Marketing e ver o maior reboliço e ao perguntar o motivo, fui informado que havia saído da sala, no horário anterior, uma professora baixinha, cheia de marra e que tinha falado muito.
Ao perguntar, disseram que a disciplina era Metodologia e que a professora nunca tinha lecionado em faculdade.
Perguntei sobre a qualidade das aulas. Todos foram unânimes em elogiar os métodos e as formas da professora ministrar as aulas – só que a reclamação de que era uma debutante na faculdade e não seria justo lecionar para eles.
Ponderei como professor de Teoria Geral da Administração, de que qualquer pessoa, inclusive eles, teriam que um dia iniciar em um trabalho ou atividade, ou seja, um dia eles iriam também debutar em uma atividade qualquer na vida profissional.
Todos nós temos chance de mostrar nosso trabalho.
Todos entenderam que a qualidade das aulas da professora não estava em discussão, apenas ser iniciante na área.
Alguns meses depois, quando de uma confraternização da turma, fui convidado a participar e recebi o pedido para que a professora também fosse convidada.
Questionei com eles quanto a marra que os mesmos tinha com a citada pessoa e recebi a informação de que o processo tinha mudado da água para o vinho.
Recebi com satisfação a informação de que a professora estava dando conta do recado com qualidade ímpar.
Mudamos para o prédio novo, onde hoje funciona a UNIRON e aa dita professorinha foi embora. Foi para outra instituição de ensino superior.
Mantivemos nosso nível e amizade, elaboramos inúmeros trabalhos científicos e profissionais e estamos batalhando para a criação de duas escolas em Rondônia.
De minha parte a Escola Superior de Administração Tributária e ela, com a Escola da Secretaria de Justiça, objetivando atender os adolescentes em conflito com a lei.
Quero crer que seremos contemplados com nossos objetivos.
Vi o trabalho da professora feito com paixão e coração.
A professorinha cresceu e buscando aprimoramento foi voar mais alto.
Fez inscrição em mestrado, foi aproada e classificada para o curso, sofreu desgaste com viagem, distância da família e agora colhe os frutos.
Tive a alegria de ver o Certificado de Mestra em Educação da Professora Raika Fabíola Guzman da Silva.
Parabéns Mestra.
Parabéns minha amiga.

Nenhum comentário: